um blog que discute o Rio e o Brasil



Seja bem vindo! Deixe um Comentário.




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Primeiro teleférico para transporte público do Brasil tem capacidade para atender 30 mil pessoas por dia

por Secom
Primeiro teleférico para transporte público do Brasil tem capacidade para atender 30 mil pessoas por dia 
Extensão do teleférico é de 3,5 quilômetros, com 152 gôndolas (ou bondinhos)/ Foto: Edezio Patriota Junior - PR
Estações no Complexo do Alemão terão bibliotecas, áreas de lazer e postos do Detran, do INSS e dos Correios
Primeiro transporte de massa por cabo do País, o teleférico do Complexo do Alemão foi inaugurado nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro. Parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto teve investimento de R$ 210 milhões, entre recursos do governo federal e do estado fluminense. O teleférico facilitará o deslocamento dos moradores em áreas de difícil acesso, como no alto do morro. A previsão é que aproximadamente 70% da população do Complexo, que possui 85 mil habitantes, utilize o novo meio de transporte. O trajeto, desde a entrada até o topo do morro, que antes podia levar até uma hora, a partir de agora será de 16 minutos. A extensão do teleférico é de 3,5 quilômetros, com 152 gôndolas (ou bondinhos), com capacidade para transportar até dez pessoas, permitindo atender 30 mil passageiros por dia.
O Brasil será o segundo país da América do Sul a utilizar esse tipo de transporte em comunidade carente. A cidade colombiana de Medellín foi a primeira.
Ao todo, são seis estações: Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeira, sendo uma com integração. A viagem da primeira estação (Bonsucesso) à última (Palmeiras) tem duração de 16 minutos. De acordo com lei estadual, cada morador terá direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta) e a tarifa unitária custará R$ 1,00.
Além de cumprir função como um sistema de transporte, também destina espaços para equipamentos de inserção social. As estações terão, nas suas imediações, bibliotecas, áreas de lazer, postos do Detran, entre outros. LEIA MAIS
http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/primeiro-teleferico-para-transporte-publico-do-brasil-tem-capacidade-para-atender-30-mil-pessoas-por-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário